O Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-Brasileira é o resultado de uma longa luta pela unidade dos brasileiros afiliados à religião e à expressão cultural e artística baseada na tradição africana, que transplantada para o Brasil, aqui foi preservada e recriada. As tentativas de união de todos - mantidas e respeitadas as diferenças e diversidades - resultaram na criação de inúmeras Federações e Confederações de Cultos Afros.



quarta-feira, 28 de abril de 2010

Ações afirmativas e de inclusão social e política.

Além de todas essas conquistas, a coordenação estadual do Pará tem buscado vias de acesso ao atual governo municipal, que nos mantêm as portas fechadas; e mantido o diálogo aberto com o Governo Estadual para viabilizar as comunidades de terreiros nas políticas de ações afirmativas e de inclusão social e política. Participa ativamente de grupos inter-religiosos de discussão e ação contra toda e qualquer intolerância religiosa e pela promoção de um mundo de paz, realizando celebrações conjuntas com religiões cristãs e não cristãs com esse objetivo, inclusive dentro da programação oficial do Fórum Social Mundial ocorrido em Belém em 2009 e do III Fórum Mundial de Teologia e Libertação que alem de fazermos a abertura estivemos com oficinas para cristãos de todos os cinco continentes.
Assim, os afro-religiosos têm participado das inaugurações e eventos oficiais, do governo do estado, como representação religiosa afro-brasileira, e se mantido ativos na participação colaborativa e solidária com os demais movimentos sociais e populares.
Oneide Rodrigues (Mametu Nanjetun)

Nenhum comentário:

Postar um comentário