O Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-Brasileira é o resultado de uma longa luta pela unidade dos brasileiros afiliados à religião e à expressão cultural e artística baseada na tradição africana, que transplantada para o Brasil, aqui foi preservada e recriada. As tentativas de união de todos - mantidas e respeitadas as diferenças e diversidades - resultaram na criação de inúmeras Federações e Confederações de Cultos Afros.



quarta-feira, 28 de abril de 2010

INSTITUTO NACIONAL DAS TRADIÇÕES E CULTURA AFRO-BRASILIERA


INTECAB - Coordenação Estadual do Pará
BREVE HISTORICO DE SUA TRAJETORIA


O Instituto Nacional das Tradições e Cultura Afro-brasileira, INTECAB, coordenação estadual do Pará, foi fundado em 03 de novembro de 1993, reunindo na ocasião lideranças representativas dos vários segmentos e nações das religiões de Matrizes africanas praticadas no norte do Brasil.
O Balalorixa Walmir da Luz Fernandes, desempenhou um papel decisivo nas conversas para o Estado do Pará fazer parte desta que é uma das mais respeitadas instituições da religiosidade afro-brasileira. Na ocasião da fundação, foram aclamados o Coordenador Babalorixa Walmir da Luz Fernandes e a vice-coordenadora Mametu de Nkissi Oneide Monteiro Rodrigues, ficando como sede provisória o Mansu Nangetu, sito a Travessa Pirajá nº1194 bairro do Marco. Assinaram a ata de fundação os seguintes sacerdotes: WALMIR DA LUZ FERNANDES (Ketu), ONEIDE MONTEIRO RODRIGUES (Angola), ELDER FABIO CÂMARA DE ANDRADE (Ketu), ALDINE RAMALHO (Ketu), MERCEDES NOBRE DE AQUINO (Ketu), JANETE DIAS (Ketu), MARIA CARNEIRO (Falecida) (Ketu), MARIA DA CONSOLAÇÃO CABRAL (Jeje-Savalu), REGINA CELIA GOMES (Angola), ANGELO SAVIO IMBIRIBA (Falecido) (Angola), OLGA ALVES DOS SANTOS (Angola), RAUL MONTERIO DE CAMPOS (Falecido) (Ketu), MARIA EMILIA MIRANDA (Tambor de Mina), LUIZ AUGUSTO LOUREIRO CUNHA (Tambor de Mina Nagô). A estes, ficou a responsabilidade de implantar as diretrizes do Intecab no Estado do Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário