O Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-Brasileira é o resultado de uma longa luta pela unidade dos brasileiros afiliados à religião e à expressão cultural e artística baseada na tradição africana, que transplantada para o Brasil, aqui foi preservada e recriada. As tentativas de união de todos - mantidas e respeitadas as diferenças e diversidades - resultaram na criação de inúmeras Federações e Confederações de Cultos Afros.



quarta-feira, 28 de abril de 2010

Celebração aos Deuses e Deusas afro-brasileira

Nesta primeira coordenação tivemos avanços e realizações apenas quando da gestão de Sr. Edmilson Rodrigues na prefeitura de Belém, através do apoio do Vereador Ildo Terra (PT) as organizações dos movimentos sociais, nesse período se registra os seguintes avanços:
· 1ª e 2ª Festa das Raças - evento no Palácio Municipal Antonio Lemos, sede do poder municipal, no qual o prefeito Sr. Edmilson Rodrigues recebeu as lideranças afro-religiosa do Pará, para uma grande celebração aos Deuses e Deusas afro-brasileira, em 30/08/2002 e repetida em 2003.
· I Congresso Municipal de religiosidade afro-brasileira, realizado no salão do Hotel Sagres no período de 18 a 20 de setembro de 2002, sendo tirada as seguintes propostas:
o Criação de um espaço público, para realização de encontros e celebrações afro-amazônicas.
o Isenção do IPTU, para as comunidades de terreiro.
o Liberdade para sacerdotes(as) da religiosidade afro-brasileira, celebrar nos hospitais, tais quais são dadas às demais religiões.
o Liberdade de acompanhar, de acordo com a nossa tradição religiosa, nossos entes queridos e realizar as celebrações devidas ao mesmos, nos cemitérios públicos da cidade de Belém..
o A criação do dia municipal as religiosidade afro-brasileira; com data sugerida pelo Babalorixa Euclides Ferreira e aprovada , de ser 18 de março, dia do primeiro toque de tambor e da prisão de Mãe Doca, em 1908.
o Criação do Conselho Municipal dos Afro-religiosos.
o Abertura dos espaços públicos para os eventos e celebrações afro-religiosas.
o Participação de lideranças afro-religiosas em eventos e cerimônias oficiais do poder publico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário